GAPI3
-
Comunicar Ciência | INESPO II
 
Local
Universidade de Coimbra

Data
20 Janeiro 2015

No próximo dia 20 de janeiro será realizado mais um Workshop sobre o tema “Comunicar Ciência”, uma parceria da Divisão de Inovação e Transferências do Saber e do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. A formação terá a duração de 5 horas (09h00 às 14h00) e decorrerá na Casa Costa Alemão - Pólo II.

Esta edição será completamente gratuita e contará com um número limite de 15 vagas.

O evento é direcionado aos investigadores da Universidade de Coimbra que desejam ampliar os seus conhecimentos e competências nas relações com a Comunicação Social em geral (Imprensa escrita, Meios audiovisuais, Jornalismo Digital, Redes Sociais e Agências de Notícias) .

No decorrer da ação, serão trabalhados os seguintes temas:

  • Introdução à difusão pública dos resultados de uma investigação.
  • Ferramentas e técnicas para o tratamento jornalístico da informação científica.
  • Principais problemas da relação com os medias.
  • Informação Institucional.
  • Perceção pública da Ciência.

Esta iniciativa está inserida no âmbito do projeto INESPO II e e será realizada sob a coordenação da equipa responsável pela Agência Latino-Americana para a Divulgação da Ciência e Tecnologia (www.dicyt.com), uma organização que tem 10 anos de experiência na conceção e desenvolvimento de projetos de comunicação, divulgação e educação científica. Os formadores são especialistas em comunicação institucional, jornalistas científicos, gestores de I+D e assessores no âmbito do planeamento de políticas de avaliação da ciência e da tecnologia.

Paralelamente à ação, serão ainda desenvolvidos 10 artigos (no formato reportagem) nos quais se divulgarão as atividades de investigação mais relevantes. De referir que a sessão será ministrada em espanhol.

O INESPO II é um projeto transfronteiriço que conta com a participação da Universidade de Coimbra, Universidade da Beira Interior, Universidade de Aveiro, Universidad de Salamanca, Universidad de León y de la Empresa, Universidad de Valladolid e Universidad Pontificia de Salamanca e visa potencializar ações relativas ao Empreendedorismo e Inovação.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 17 de janeiro. Quando as 15 vagas estiverem preenchidas, as demais candidaturas permanecerão numa lista de espera no caso de alguma desistência.

Todos os inscritos receberão um e-mail no dia 18 de janeiro a confirmar a sua participação ou a informar-lhes que estão inseridos na lista de espera.

Este Workshop confere um certificado de participação.

As inscrições deverão ser feitas através do seguinte link: http://goo.gl/Ubv7Nf

Caso existam dúvidas poderá contactar diretamente a organização do evento: tania.covas@uc.pt

http://www.uc.pt/gats/noticias/news_245