GAPI3

GAPI 3

O GAPI 3 tem como principal objetivo promover o espírito empresarial e a criação de empresas inovadoras e de forte pendor tecnológico junto de alunos e jovens investigadores pertencentes ao universo do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional.

Este objetivo será prosseguido através do fomento das competências necessárias aos empreendedores para a concretização de ideias e projetos, pela transferência de tecnologia e geração de empresas spin-off universitárias, e com a promoção da inovação como forma de afirmação no(s) mercado(s) das empresas de base tecnológica e científica criadas.

O projecto é coordenado pelo Instituto Pedro Nunes, e conta com a participação da TecMinho - Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento da Universidade do Minho, da Universidade de Aveiro, da Universidade de Coimbra, da Universidade de Évora e da Universidade do Porto. Teve início em Fevereiro de 2013 e decorrerá até Dezembro de 2014, com o apoio do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE e do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

 

Objetivos

Promover o espírito empresarial e a criação de empresas junto de alunos e investigadores jovens do SCTN, através dos seguintes objetivos estratégicos:

OE#1 "Ideias & Competências": Fomento das competências necessárias aos empreendedores (jovens e mulheres) para concretização de ideias/projectos, preferencialmente em áreas de elevado potencial económico (tecnológicas e serviços avançados).

OE#2 "Transferência de tecnologia & spin-offs universitários": Identificação, numa fase precoce, de tecnologias e resultados de investigação passíveis de serem transformados em produtos competitivos.

OE#3 "Inovação & Modelos de Negócio": Promoção da inovação como forma de afirmação no(s) mercado(s) aquando da criação de novas empresas de base tecnológica e científica.

Atividades

#1 "Identificação e Transferência de Tecnologia": Identificação de tecnologias e resultados de investigação passíveis de serem transformados em produtos competitivos e/ou suscetíveis de serem exploradas pelos projetos apoiados em #2 e #3. Esta atividade engloba a adequada proteção do conhecimento gerado, a facilitação do acesso a apoio tecnológico (I&DT, laboratórios e equipamento). Também engloba a organização de eventos de networking entre investigadores, projetos startup ou early stage, spin-offs de base tecnológica e empresas já estabelecidas, bem como eventos de sensibilização e capacitação nas respetivas temáticas, com foco especial nas questões de transferência de tecnologia e propriedade intelectual.

#2 "Capacitação para o Empreendedorismo": Promoção de uma cultura empreendedora junto dos beneficiários diretos através de Concurso de Ideias & Negócios (2 Edições de Concursos de Ideias & Negócios, envolvendo cerca de 140 projetos e 1120 empreendedores), apoio no desenvolvimento das Ideias de Negócio e fomento da temática do empreendedorismo nas disciplinas lecionadas nas instituições de ensino superior, para que de forma transversal se possa promover estas matérias junto dos alunos (com esta ação, pretende-se atingir 140 docentes Universitários). Esta atividade engloba a organização de eventos de sensibilização e capacitação nas respetivas temáticas.

#3 "Programas de aceleração": Programas de apoio a projetos/empresas em fase de lançamento, para validação dos modelos de negócio e apoio na abordagem ao mercado (de preferência, mercados globais). Estes programas, de duração inferior a um semestre, serão abertos ao público jovem (universitário e não universitário), com seleção baseada no potencial do negócio e na qualidade das equipas. No final, haverá a apresentação a uma plateia de potencias investidores e/ou clientes.

#4 "Programas de tutoria e mentoring": acompanhamento adaptado à medida das necessidades de projetos empresariais por parte de mentores científicos e de negócios, com o objetivo de disponibilizar conhecimento e experiência relevantes para facilitar a sua entrada e evolução no mercado. Esta atividade é entendida como complementar à

#5 "Divulgação e Eventos": Divulgação do projeto e respetivas atividades junto dos vários públicos-alvo de comunicação (beneficiários diretos, stakeholders e meios de comunicação), bem como a participação em redes e eventos de sensibilização e capacitação nas temáticas transversais ao processo de criação de empresas, metodologias de inovação, transferência de tecnologia, propriedade intelectual e outros relacionados com as temáticas do projeto.

 

Parceiros

Instituto Pedro Nunes

Instituto Pedro Nunes
R. Pedro Nunes
3030-199 Coimbra
T+351 239 700 300
F+351 239 700 912
vci@ipn.pt
http://www.ipn.pt

Universidade de Coimbra - DITS

Universidade de Coimbra - DITS
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R. Dom Francisco Lemos
3030-789 Coimbra
T+351 239 708 456
dits@uc.pt
http://www.uc.pt

TecMinho

TecMinho
Universidade do Minho
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães
T+351 253 510 590/6
kto@tecminho.uminho.pt
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Universidade de Aveiro - UATEC

Universidade de Aveiro - UATEC
Unidade de Transferência de Tecnologia
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
T+351 234 370 887
uatec@ua.pt
http://www.ua.pt/uatec

Universidade de Évora

Universidade de Évora

Largo dos Colegiais,
7000-803 Évora
T+351 266 760 975
dpi@uevora.pt

http://www.uevora.pt

UPIN

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Praça Gomes Teixeira
4099-002 Porto
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