GAPI3
-
GAPI3 promove I Jornadas do Ensino do Empreendedorismo em Portugal
 
 
Iniciativa pretende promover o debate e a partilha de boas práticas no Ensino do Empreendedorismo

No próximo dia 8 de abril, a partir das 09h00, realiza-se, no TecBIS – Aceleradora de Empresas do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, as I Jornadas do Ensino do Empreendedorismo em Portugal. Esta iniciativa visa promover o debate e a partilha de boas práticas entre docentes e investigadores da área do empreendedorismo, de forma a que o tema seja abordado nas universidades e politécnicos de forma prática e integrada no ecossistema de inovação. A participação é sujeita a inscrição prévia aqui.

 Grandes nomes da área vão participar neste encontro: Alain Fayolle, fundador e diretor do Centro de Investigação em Empreendedorismo da EM Lyon Business School, em França, e Paul D. Hannon, diretor da LEAD Wales e diretor do Instituto de Liderança Empreendedora, da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

 A partir do tema central, o Ensino do Empreendedorismo em Portugal, esta iniciativa promete abordar vários tópicos, entre os quais métodos e metodologias de ensino do empreendedorismo; multidisciplinaridade no ensino do empreendedorismo; universidades empreendedoras; redes sociais no ensino do empreendedorismo; e medindo o impacto do ensino do empreendedorismo.

 A comunidade académica é também convidada a apresentar trabalhos de investigação empírica ou teórica, casos de estudo ou trabalhos de campo na área do ensino do empreendedorismo. Os trabalhos selecionados serão posteriormente publicados em formato livro.

 

Carlos Cerqueira, diretor do Departamento de Valorização do Conhecimento e Inovação do Instituto Pedro Nunes, considera que iniciativas como esta são cruciais para um melhor ensino do empreendedorismo. Em Portugal, praticamente todas as instituições do ensino superior têm este tema nos currículos. Mas é fundamental perceber o que de novo se está a fazer, partilhar práticas e integrar os alunos nos ecossistemas de inovação locais e nacional.

 

Educação do Empreendedorismo ainda é novidade em Portugal

 A oferta formativa na área do empreendedorismo, que já faz parte dos programas dos vários graus de ensino da maioria das instituições de ensino superior e em algumas instituições de ensino básico e secundário, ainda é uma área relativamente nova em Portugal.

 Apesar do crescente interesse e proliferação de cursos e unidades curriculares, o ensino do empreendedorismo pode ser comparado a uma “caixa negra”, dada a pouca uniformidade de objetivos pedagógicos, conteúdos e abordagens entre os programas e cursos.

 Um estudo realizado a nível europeu sobre as práticas pedagógicas nesta área revela que a grande maioria dos curricula e do material pedagógico utilizado são desenvolvidos in-house, sendo muito reduzida a partilha de boas práticas entre instituições de ensino superior.

 Com as I Jornadas do Ensino do Empreendedorismo em Portugal, pretende-se inverter esta tendência e contribuir para a redução de barreiras culturais e estruturais que existam ao nível das instituições e que têm comprometido a implementação de novos métodos de ensino não tradicionais.

 As I Jornadas do Ensino do Empreendedorismo são organizadas pelo Instituto Pedro Nunes, financiado pelo GAPI 3 – Rede de Apoio à Inovação e ao Empreendedorismo e co-financiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade e pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.