GAPI3
-
Iniciativa UATEC@Matemática abriu portas ao tecido empresarial.
 
 
No âmbito da iniciativa UATEC@Departamentos, dinamizada pela Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro (UATEC), em parceria com os departamentos da Universidade de Aveiro, realizou-se a 3 de dezembro, o evento UATEC@Matemática. A iniciativa teve como propósito fortalecer as relações entre a Universidade de Aveiro e as empresas e entidades da região.

Esta iniciativa visou fortalecer as relações entre a Universidade e o tecido empresarial, através da auscultação de necessidades das empresas e apresentação de novos desafios que possam resultar em novas parcerias. 

O evento teve início às 9h45, com sessão de abertura pelo Vice-reitor da UA, Carlos de Pascoal Neto, seguindo-se a apresentação da UATEC, pelo seu coordenador, José Paulo Rainho e do Departamento de Matemática, pelo seu diretor João Manuel da Silva Santos. Houve ainda lugar para a apresentação do Projeto Matemática Ensino – PmatE e do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações- CIDMA.

Após as apresentações da UA, houve espaço para networking e uma visita ao departamento, dando-se depois o palco às empresas para que se apresentassem e expusessem potenciais desafios e necessidades à Universidade.

No período da tarde, decorreram em paralelo os workshops de Propriedade Industrial (PI) e de Empreendedorismo. No workshop de PI, Rui Bento, Examinador do INPI, abordou os temas: “Tenho uma invenção, e agora?” e “Invenções implementadas por computador.” No workshop de Empreendedorismo foi dado a conhecer o Apoio ao Empreendedorismo na UA, pelo Diretor da Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA), Celso Guedes de Carvalho. Pedro Bandeira, da Aveiro Business Angels Club (ABAC) explicou “Como atrair um Business Angel?”. 

No final destas intervenções houve espaço para o testemunho de antigos alunos do Departamento de Matemática, que partilharam com os presentes, o seu percurso profissional.