GAPI3
-
Iniciativa UATEC@ Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica abriu portas ao tecido empresarial.
 
 
A iniciativa UATEC@Departamentos foi retomada no dia 29 de janeiro, com a abertura do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) às empresas. Este evento, dinamizado pela Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro (UATEC), visou fortalecer as relações entre a universidade e o tecido empresarial, através da auscultação das necessidades das empresas e a apresentação de novos desafios que resultaram no reforço de parcerias.

O evento teve início às 9h15, com a sessão de abertura presidida pelo Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Carlos de Pascoal Neto, seguindo-se a apresentação da UATEC, pelo seu coordenador, José Paulo Rainho, do Departamento, pelo seu diretor, Mário Ferreira, e ainda do Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros da Região Centro, pelo seu coordenador, Gustavo Carvalho. A manhã incluiu ainda uma visita ao Departamento, dando-se depois o palco às empresas e entidades para que se apresentassem e pusessem em evidência potenciais desafios e necessidades colocados à universidade, fomentando-se igualmente o networking entre empresas.

No período da tarde, realizou-se uma palestra sobre “What is Sustainable Technology?”, proferida por Karel Mulder, professor da Delft University of Technology (Holanda). Decorreram depois, em paralelo, os workshops de Propriedade Intelectual (PI) e de Empreendedorismo. No workshop de PI, o examinador André Andrade do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) abordou as temáticas: “Tenho uma invenção, e agora?”; “Os principais erros do Inventor” e “ O pedido provisório de patente”. No workshop de Empreendedorismo, Celso Carvalho, Diretor Geral da Incubadora de Empresas da UA deu a conhecer o apoio da Universidade ao nível do Empreendedorismo. Seguiu-se a intervenção de três membros da Ordem dos Engenheiros, que partilharam “Vivências e Experiências do Engenheiro de Materiais”. Após estas intervenções, antigos alunos do DEMaC partilharam o seu percurso empreendedor e deram a conhecer os seus projetos e ideias de negócio.