GAPI3
-
Iniciativa UATEC@Departamento de Línguas e Culturas recebeu empresas e entidades externas
 
 
Realizou-se no passado dia 9 de outubro de 2013 mais uma iniciativa UATEC@Departamentos, desta vez no Departamento de Línguas e Culturas da UA. Esta iniciativa teve como propósito reforçar a ligação Universidade-Empresas através da auscultação das necessidades das empresas e/ou a apresentação de novos desafios que resultassem no reforço de parcerias, bem como dar a conhecer o trabalho que até à data tinha sido desenvolvido pelo Departamento ao nível do ensino, investigação e cooperação.

A abertura do evento esteve a cargo do Vice-Reitor da UA, Carlos de Pascoal Neto, seguindo-se o coordenador da UATEC, José Paulo Rainho que fez a apresentação da UATEC e da iniciativa. Carlos Morais, director do DLC e a Docente e Pivot da UATEC, Rosa Lídia Coimbra, apresentaram o Departamento. A apresentação da Unidade de Investigação e dos gabinetes prestadores de serviços ficaram ao cargo de Otília Pires Martins (Coordenadora do Centro de Línguas e Culturas), Fernando Martinho (Coordenador do Gabinete de Formação e Línguas (ForLínguas), Maria Teresa Roberto (Coordenadora do Traductek) e Ana Maria Ramalheira que fez o lançamento do C- Clube de Colaboração Criativa.

Após a pausa para café e a exposição dos posters, o palco foi dado às empresas que apresentaram desafios e necessidades à Universidade, seguindo-se um espaço para debate entre os participantes.

No período da tarde foram realizados, em paralelo, os workshops de Propriedade Intelectual e de Empreendedorismo. Adalberto Barreto e José Paulo Teixeira do IGAC (Inspecção Geral das Actividades Culturais) fizeram uma apresentação subordinada ao tema  "O direito da propriedade intelectual: livre acesso e proteção dos autores", prestando esclarecimentos em áreas como direito de autor, reprodução, direitos exclusivos, patrimoniais, morais, gestão coletiva e registo de obra. No workshop de Empreendedorismo, o diretor da Incubadora de Empresas focou o apoio da UA ao Empreendedorismo, seguindo-se a intervenção de Gabriela Gradeço, Diretora de Delegação Aveiro da empresa SYNERGIE, com uma intervenção sobre "A empresa ´Você S.A`”. O workshop contou ainda com a presença de alunos e antigos alunos: Rui Lopes, José Paulo Santos e Sara Vidal Maia que partilharam com os presentes o seu percurso pessoal e profissional.