GAPI3
-
TOPAME, LIQUEN Boards, Comércio Nosso e Trip Dashboard venceram Empreende + 2014
 
 
TOPAME, LIQUEN Boards, Comércio Nosso e Trip Dashboard foram os grandes vencedores do Concurso de Ideias Empreende +, iniciativa da Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro (UATEC), dinamizada no âmbito do projeto GAPI 3. A Universidade de Aveiro premiou, assim, as melhores ideias nas tipologias Inovação Tecnológica, Inovação Regional, Inovação Social e Inovação Criativa.

Realizou-se, no dia 11 de junho, a sessão pública de apresentação das candidaturas ao Concurso Empreende +. Foram apresentados 18 projetos, em diferentes áreas de atuação, sendo que a Universidade premiou as melhores ideias nas tipologias Inovação Tecnológica, Inovação Regional, Inovação Social e Inovação Criativa.

O projeto “TOPAME Pesca” venceu a categoria de Inovação Tecnológica. O TOPAME irá prestar um serviço focalizado para o sector pesqueiro, onde se pretende a comercialização de um serviço tecnológico, especializado na optimização de rotas marítimas, podendo este ser também adaptado para o auxílio em diversas artes de pesca.

O prémio de Inovação Regional foi atribuído à “LIQUEN Boards”, uma empresa inovadora cujo principal objetivo consiste na exploração do potencial que as pranchas de stand up paddle de cartão encerram. Tem como missão fornecer produtos que satisfaçam as exigências dos consumidores, que procuram um maior contacto com a natureza, sempre considerando a protecção da mesma.

“Comércio Nosso” foi o vencedor na tipologia Inovação Social. Este projeto contempla a prestação de serviços criativos e a promoção online de negócios locais, tendo como missão contribuir para a revitalização do comércio tradicional e para a percepção global das marcas locais portuguesas. O mercado-alvo são lojas do comércio tradicional, pequenos produtores e negócios de Aveiro, e futuramente das restantes localidades portuguesas.

O prémio Inovação Criativa foi para o projeto “Trip Dashboard”, um projeto tecnológico no sector de Turismo que pretende ajudar as instituições turísticas a otimizar a sua oferta com base em indicadores turísticos sobre o perfil da procura. Trata-se de uma plataforma web com base em algoritmos inovadores, de recolha e análise de dados sobre a atividade e comportamento dos turistas que após identificação de um conjunto de indicadores, disponibiliza ao cliente um dashboard (painel de informações) baseado em infografias.

Cada projeto irá receber um prémio monetário de 5.000,00€, sendo que este valor deverá ser incorporado no capital social das sociedades comerciais constituídas para implementar as ideias de negócio premiadas, ou como reforço desse capital no caso de tais sociedades terem sido já constituídas.

O Concurso de Ideias Empreende + é uma iniciativa da Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro (UATEC), dinamizada no âmbito do projeto GAPI 3, que tem como propósito promover o espírito empresarial e a criação de empresas inovadoras e de forte pendor tecnológico junto de alunos e jovens investigadores pertencentes ao universo do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional.