GAPI3
-
Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da UA abre portas ao tecido empresarial (iniciativa UATEC)
 
 
A iniciativa UATEC@Departamentos vai ser retomada no dia 29 de janeiro, com a abertura do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) às empresas. Este evento, dinamizado pela Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro (UATEC), no âmbito do projeto GAPI3, visa fortalecer as relações entre a universidade e o tecido empresarial, através da auscultação das necessidades das empresas e/ou a apresentação de novos desafios que resultem no reforço de parcerias.

O evento tem início às 9h15, com a sessão de abertura presidida pelo Vice-reitor da Universidade de Aveiro, Carlos de Pascoal Neto, seguindo-se a apresentação da UATEC, pelo seu coordenador, José Paulo Rainho, e do Departamento, pelo seu diretor, Mário Ferreira. Segue-se a apresentação do Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros da Região Centro, pelo seu coordenador, Gustavo Carvalho.

Após estas apresentações, os participantes são convidados a conhecer os laboratórios do DEMaC, dando-se depois o palco às empresas para que se apresentem e exponham potenciais desafios e necessidades a colocar à universidade, fomentando-se igualmente o networking entre empresas.

No período da tarde, realiza-se uma palestra sobre “What is Sustainable Technology?”, proferida por Karel Mulder, professor da Delft University of Technology (Holanda). Decorrem depois, em paralelo, os Workshops de Propriedade Intelectual (PI) e de Empreendedorismo. No workshop de PI, o examinador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) vai abordar as temáticas: “Tenho uma Invenção, e agora?”; “Os principais erros do Inventor” e “O Pedido Provisório de Patente”. No workshop de Empreendedorismo, o diretor geral da Incubadora de Empresas da UA vai dar a conhecer o apoio da universidade ao nível do empreendedorismo. Segue-se a intervenção de três membros da  Ordem dos Engenheiros, que irão partilhar “Vivências e Experiências do Engenheiro de Materiais”. Após estas intervenções, antigos alunos do DEMaC partilham o seu percurso empreendedor e dão a conhecer os seus projetos e ideias de negócio.

Para mais informações e inscrições poderão os interessados contactar a UATEC, através do telefone 234 370 836 ou pelo e-mail uatec@ua.pt.