GAPI3
-
SPIN 2014
 
 
Uma iniciativa da RedEmprendia para fomentar a inovação e o empreendedorismo universitário.

O SPIN 2014 é uma iniciativa da maior rede de universidades ibero-americanas, a RedEmprendia. É descrito pela organização como o "encontro por excelência do empreendedorismo universitário ibero-americano" e a sessão final deste ano acontecerá em Outubro, no México. Até essa altura a RedEmprendia promove uma série de inciativas, cujos prémios incluem a participação na sessão na cidade do México.

Uma das primeiras ações é o IDEup, que tem como objetivo materializar as melhores ideias empreendedoras nas comunidades universitárias, funcionando como uma espécie de laboratório de desenvolvimento de ideias através da criação de um protótipo virtual ou físico. Os interessados têm até ao dia 30 de Abril para submeter as suas ideias através deste link. 

Outra das iniciativas é o Model2Market, destinado a todas as universidades ibero-americanas que poderão apresentar, no máximo, três propostas de empreendedores selecionadas através de um processo de seleção interno e que deverão ter as seguintes características: projeto empresarial claramente inovador e com perspetivas de vir a materializar-se numa empresa no prazo máximo de um ano; entre os membros promotores das equipas deve figurar pelo menos uma pessoa relacionada com a Universidade que representam. As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de Maio. 

Finalmente, o SmartMoney4Stars: um fórum para empresas e investidores destinada a promover o contacto entre ambos de modo a proporcionar o acesso ao financiamento. Com esse objetivo em mente, a RedEmprendia vai selecionar as 12 melhores oportunidades de investimento com base no conhecimento das universidades ibero-americanas, oferecendo-lhes durante dois dias a possibilidade de interação com potenciais clientes, organizações de apoio ao empreendedorismo e investidores privados e institucionais. Os interessados em participar neste fórum têm até ao dia 15 de Maio para o fazer.

Esta é a segunda edição da iniciativa SPIN, que começou em 2012 na Casa de América em Madrid, Espanha. Toda a informação sobre a RedEmprendia está disponível aqui.