GAPI3
-
GAPI3 cria 75 empresas!
 
 
Confira os resultados do GAPI3 nesta infografia

resultados do projecto GAPI3

75 novas empresas criadas em aproximadamente dois anos é o resultado do programa GAPI 3 - Rede de Apoio à Inovação e Empreendedorismo, um projecto  coordenado pelo Instituto Pedro Nunes e que conta com a participação da TecMinho - Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento da Universidade do Minho, da Universidade de Aveiro, da Universidade de Coimbra, da Universidade de Évora e da Universidade do Porto.

 

O GAPI 3 teve como principal objetivo promover o espírito empresarial e a criação de empresas inovadoras e de forte pendor tecnológico junto de alunos e jovens investigadores pertencentes ao universo do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional.

 

Este objetivo foi amplamente conseguido através do fomento das competências necessárias aos empreendedores para a concretização das suas ideias e projetos, pela transferência de tecnologia e geração de empresas spin-off universitárias, e com a promoção da inovação como forma de afirmação no(s) mercado(s) das empresas de base tecnológica e científica criadas.

 

Carlos Cerqueira, Director de Inovação do IPN e coordenador do projeto, considerou que “este é um esforço conjunto que vem já desde pelo menos o ano 2000 e se consolidou nos últimos 6 anos com projectos como o GAPI3. Estes projectos permitem às universidades ter uma oferta estável e continuada para aqueles que querem fazer a sua empresa. Todos os anos, os alunos e investigadores sabem que se podem inscrever em concursos de ideias e negócios e acções de aceleração, quando são essas acções e em que lhes podem ser úteis. Sabem também que se quiserem arriscar, tem quem os acompanhe nesses esforços. E claro, os resultados estão à vista!”

 

Entre Fevereiro de 2013 e Junho de 2015 foram identificadas mais de 300 tecnologias em áreas tão diversas como aplicações informáticas para desenho de jogos, ferramentas de apoio à decisão agrícola, métodos de transferência de energia sem fios ou dispositivos portáteis de deteção de tipo sanguíneo, entre outros. Estas tecnologias foram identificadas através de contatos diretos com investigadores ou de outros promotores, sendo selecionadas as tecnologias com maior potencial de transferência e comercialização.

Nestes dois anos foram também realizados 10 concursos de ideias e negócios, 10 acções de aceleração e outras ações de capacitação para o empreendedorismo. Deste trabalho resultaram 75 novas empresas de base tecnológica.

 

O GAPI3 Teve início em Fevereiro de 2013 e decorreu até Junho de 2015, com o apoio do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE e do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

 


 

Exemplos de projectos apoiados:

 

A doDoc é uma plataforma inteligente para formatação de documentos de texto online que realiza a edição automática e instantânea de conteúdos.
Este processador de texto efetua a edição perfeita de conteúdos. A formatação de texto que pode demorar horas ou mesmo dias é transformada em segundos com este processador. A DODOC integra actualmente o programa de aceleração da Techstars em Boston, nos Estados Unidos, um dos 13 selecionados entre mais de 1500 candidatos. A empresa, incubada no Instituto Pedro Nunes, participou no ArriscaC, alcançando os prémios GAPI 3, IPN Incubadora e DC Ventures, na tipologia A: Concurso de Ideias de Negócio, tendo também beneficiado de apoio no programa de aceleração ineo Start promovido pelo IPN.

https://dodoc.com/

 

A Composite Solutions é uma empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções integradas em compósito para aplicações marítimas. Estamos envolvidos em vários projetos Internacionais e Nacionais abrangendo o desenvolvimento de geradores de energia das ondas, dispositivos de monitorização marítima, bóias ondógrafo, bóias de assinalamento e casas flutuantes.

Na fase de lançamento da nossa empresa, participámos no programa ACELERA+ (1ª edição), implementado pela Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto GAPI 3. A participação neste programa foi muito importante, pois  introduziu-nos a diversos conceitos base de gestão que permitiram fazer uma abordagem a esta fase inicial da empresa com mais método, disponibilizando-nos também ferramentas úteis para contornarmos os diversos obstáculos com que nos temos deparado, e que são próprios das fases de lançamento de novos projetos empresariais.

http://composite-solutions.pt/

 

O medQuizz®, primeiro produto da iCognitus, consiste numa plataforma que permite a criação e gestão de um banco de perguntas e a conceção/execução de testes de avaliação online.

A ICOGNITUS4ALL tem como missão desenvolver tecnologias de e-assessment, disponibilizando produtos que se distingam pela segurança, usabilidade, flexibilidade, em resposta às necessidades das instituições de ensino, dos seus professores, dos seus alunos e dos seus dirigentes.

http://www.medquizz.com/

 

A AddVolt desenvolve controladores elétricos que gerem de forma inteligente e autônoma diferentes fontes de energia elétrica. Temos know-how em controle motor elétrico como aplicação em sistemas de freios regenerativos e poder de conversão eletrônico.
O produto WeTruck é direcionado para Transporte e empresas de logística que operam na cadeia de abastecimento do produto sensível à temperatura, que têm frota equipada com unidades de refrigeração que são alimentados por motores diesel com alto nível de consumo de combustível, manutenção, ruído e emissões de CO2.

http://addvolt.com/